Moradores do Jardim Jequitibás, em Limeira, reclamam de praça abandonada e lixo acumulado em área do bairro
20/08/2025
(Foto: Reprodução) Moradores do Jardim Jequitibás, em Limeira (SP), denunciaram o acúmulo de lixo nas ruas do bairro e a falta de manutenção de área de lazer. A situação tem causado preocupação com a segurança, a saúde e a qualidade de vida da comunidade (veja mais abaixo).
Baixe o app do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, encontrou resíduos descartados de forma irregular na Rua Luiz Donizete Vieira da Silva na manhã desta quarta-feira (20). Entre os materiais estavam garrafas plásticas, madeira, restos de móveis, sofás, armários, medicamentos e entulho de construção.
O acúmulo de lixo preocupa moradores por atrair insetos, escorpiões, ratos e representa risco de proliferação da dengue.
“O abandono é nítido. Antes, a gente fazia caminhada, exercícios, mas hoje não tem condições por conta de sujeira e risco de animais peçonhentos. Fora o fogo que o pessoal coloca”, informa o consultor Cleumacir Oliveira da Silva.
Além dos animais peçonhentos, algumas pessoas ateiam fogo no mato e no lixo acumulado, o que gera fumaça e risco de incêndio nas casas vizinhas.
“Minha filha tem bronquite e a fumaça ataca. É complicado”, afirma a agente de saúde Gesli Fernandes.
Lixo acumulado no bairro Jequetibás em Limeira (SP)
Arquivo pessoal
Praça abandonada
A praça do bairro foi tomada pelo mato seco e está sem manutenção. O escorregador, único brinquedo que restou no local, foi pichado e está sem condições de uso. Moradores informaram que outros brinquedos, como balanço e gira-gira, foram roubados ao longo do tempo.
No espaço há ainda sinais de vandalismo, como mesas quebradas, bebedouros danificados e lixo espalhado.
“Já tem dois anos mais ou menos que o mato cresce e o pessoal aproveita para jogar entulho. Tem muito lixo e o povo acaba colocando fogo também”, afirma a dona de casa Fernanda Santana.
O que diz a prefeitura
A EPTV contatou a prefeitura de Limeira, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.
Veja também
Efeitos da estiagem: com pedras aparentes, Rio Piracicaba tem menor nível e vazão em 5 anos; veja cenário
Nível do Rio Piracicaba registra menor medição em 5 anos
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.