Instituto Federal abre consulta pública para definir cursos do campus em Guarujá, SP; veja como participar
20/08/2025
(Foto: Reprodução) Instituto Federal abre consulta pública para definir cursos do Campus Guarujá, SP
Divulgação/Prefeitura de Guarujá e Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, abriu uma consulta pública para definir os cursos que serão oferecidos no futuro campus da cidade. A população poderá participar até o dia 25 de agosto, por meio do formulário disponível no site da administração municipal.
Na participação, os cidadãos devem indicar dois eixos tecnológicos e selecionar até quatro cursos, justificando as escolhas com base na realidade local e na relevância para o desenvolvimento do município.
Apenas as contribuições com dados pessoais preenchidos corretamente e justificativa detalhada serão consideradas válidas. É permitida apenas uma participação por CPF.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, existem 215 opções distribuídas em 13 eixos tecnológicos. O catálogo completo com todas as formações pode ser consultado no site da instituição.
Após o recebimento das contribuições, a reitoria do IFSP fará estudos com base em dados socioeconômicos do município, arranjos produtivos locais, oferta de outras instituições de ensino e unidades já em implantação na Baixada Santista, para definir os cursos que serão oferecidos.
Novo campus
A consulta integra o ciclo de audiências previsto para a implantação do IFSP em Guarujá, conforme Portaria Normativa n.º 92/2023, que regulamenta essas audiências para garantir transparência e incentivar a participação popular na definição dos eixos tecnológicos que irão nortear a atuação do novo campus.
A primeira audiência aconteceu no dia 8 de agosto e reuniu representantes da reitoria, secretários municipais, autoridades públicas e sociedade civil. Ao todo, serão realizadas três audiências públicas, com intervalo médio de até 30 dias entre elas.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos