Espuma tóxica reaparece e volta a cobrir Rio Tietê em Salto
11/10/2025
(Foto: Reprodução) Moradores registram espuma tóxica cobrindo o Rio Tietê em Salto
O trecho do Rio Tietê que passa por Salto (SP) voltou a apresentar acúmulo de espuma tóxica neste sábado (11), exatamente um mês depois de passar pelo mesmo problema.
Nas imagens registradas por um morador e enviadas à TV TEM, é possível observar densa espuma sobre as águas, no trecho próximo à Ponte dos Pescadores, onde constantemente ocorre acúmulo de espuma.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
🔎Por que isso ocorre?
A coloração do Rio Tietê é resultado do despejo de resíduos de produtos químicos e esgoto sem tratamento na capital paulista e Grande SP. Além disso, a poluição pode causar a falta de oxigênio na água, o que leva à morte de peixes e outros animais.
Rio coberto por espuma
Em agosto de 2025, o leito do rio ficou coberto por uma espuma tóxica, composta de resíduos de detergentes, sabão em pó e outros materiais.
Salto (SP) está a 100 km da capital, recebe a maioria das 600 toneladas de poluição despejadas na água todos os dias por 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Por causa disso, o problema se intensifica na cidade, especialmente no trecho com quedas e corredeiras de água, que acabam concentrando ainda mais as espumas no rio. Além disso, o tempo seco colabora para que as espumas demorem ainda mais tempo para sumirem.
Espuma tóxica reaparece e volta a cobrir Rio Tietê em Salto (SP)
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí