Câmera de segurança em rota de romeiros vira ‘diário’ com relatos de devotos de Nossa Senhora Aparecida
11/10/2025
(Foto: Reprodução) Câmera de segurança vira diário de viagem de romeiros
O que era para ser apenas uma câmera de monitoramento no Caminho da Fé – rota que leva ao Santuário Nacional de Aparecida –, tornou-se um diário de viagem dos peregrinos que caminham rumo à cidade da Padroeira do Brasil.
É na altura do km 25 da rota, no bairro Gomeral, em Guaratinguetá, que as câmeras registram depoimentos, demonstrações de carinho e o ‘check-in’ de fiéis de diversos lugares do país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
São devotos de Nossa Senhora Aparecida de diversos locais do país. Um dos fiéis que gravou um registro foi o Teodoro, de Bauru, no interior de São Paulo. Ele utilizou a câmera para relatar a cura da filha Lara.
“Lara tem uma doença rara, que chama fibrose cística. [Ela] passou por seis cirurgias e, graças à Nossa Senhora, que intercedeu junto a Jesus, hoje ela está com 1 ano e 5 meses, muito bem, conseguimos reconstruir seu intestino, ela segue crescendo em graça, tamanho e estatura”, relatou.
A ideia foi do marido da empresária Sônia Maria Costa da Silveira, que citou que a câmera foi colocada inicialmente para monitoramento, mas depois que o casal percebeu que os fiéis paravam para gravar, surgiu a ideia de criar uma rede social para publicar esses registros.
“Na verdade, meu marido colocou como câmera de segurança em cima da placa e aí começaram a gravar. Aí veio a ideia de gravá-los. [...] A ideia foi totalmente do meu marido e cada vez mais foi aumentando o número de pessoas gravando e está ficando gigantesco, porque cada vez mais as pessoas estão querendo parar e contar suas histórias”, disse a empresária.
A partir do trecho onde a câmera está posicionada, o romeiro está a cerca de 26 quilômetros de distância do Santuário Nacional de Aparecida.
Câmera de segurança em rota de romeiros vira ‘diário’ com relatos de devotos de Nossa Senhora Aparecida
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina