Cães farejadores encontram 62 kg de cocaína escondidos em contêiner no Porto de Santos, SP
20/08/2025
(Foto: Reprodução) Receita Federal apreende 62 kg de cocaína no Porto de Santos
A Receita Federal encontrou 62 kg de cocaína no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o órgão, a droga estava escondida em um compartimento de refrigeração de um contêiner que veio de Barcelona, na Espanha, e foi localizada com a ajuda de cães farejadores.
De acordo com a Receita Federal, o contêiner de refrigeração estava vazio quando chegou ao complexo santista. Durante uma vistoria de rotina, na terça-feira (19), os cães indicaram aos agentes o compartimento suspeito.
As equipes da alfândega vistoriaram o local e encontraram tabletes com uma substância parecida com cocaína. Eles estavam escondidos na estrutura do contentor. Após um teste, foi constatado que se tratava da droga. Os profissionais acionaram a Polícia Federal para dar continuidade às investigações.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Polícia Federal apreende 62 kg de cocaína escondida em contêiner no Porto de Santos, SP.
Sílvio Luiz/A Tribuna
Cães farejadores
Toda a operação foi realizada com o auxílio desses animais, treinados para indicar a presença de drogas. Quando farejam algo suspeito, eles sentam em frente ao alvo ou balançam o rabo.
Segundo a analista tributária Graziela Pimentel, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, os cães pensam que o trabalho se trata de uma brincadeira.
"Eles não têm nenhum contato com a droga. No início do treinamento deles é feito em uma caixa de odor, em que está o odor da droga. Então, ele aprende que toda vez que ele sentir o odor de dentro da caixa com o odor, ele ganha um brinquedo e associa que vai ganhar a bolinha", explicou.
Cada animal tem um condutor, que é um analista tributário também treinado para a função. A Alfândega de Santos conta com três animais treinados, mas quando necessário recebe apoio de outros pontos.
Após o serviço prestado ao país, os cães farejadores se aposentam aos 8 anos, quando podem continuar com seus condutores, que têm a opção de adotá-los. Caso não ocorra, eles retornam ao centro de treinamento e ficam disponíveis para adoção.
Cães farejadores auxiliam agentes durante as operações de rotina no Porto de Santos.
Sílvio Luiz/A Tribuna
Apreensões
A movimentação no Porto de Santos é fiscalizada pela Receita Federal, que controla as mercadorias que entram e saem do Brasil por meio da alfândega. O órgão é responsável por retirar de circulação produtos falsificados e frutos de descaminhos (cargas que não pagam impostos ou taxas).
Em entrevista à TV Tribuna, o delegado da Receita Federal, Richard Neubarth, explicou o trabalho das equipes. "Quando falamos em segurança é no sentido amplo, como garantir o controle das políticas tarifárias do país e garantir que produtos proibidos não entrem no país e não saiam também", afirmou.
Maior apreensão de cocaína em 4 anos: Receita Federal intercepta 1,5 tonelada no Porto de Santos
Dentre os produtos proibidos estão: impróprios para a saúde, como vapes, falsificações que não se enquadram nas normas de qualidade brasileiras, contrabando de todo o tipo, armamentos e produtos não declarados.
Segundo o delegado, a detecção de ilícitos, tráfico de armas e drogas é realizada de forma cirúrgica a fim de não impactar nas operações portuárias, que movimentam cerca de 12 mil contêineres por dia. A Alfândega de Santos apreendeu somente em 2024 cerca de 5.260 kg de cocaína, número que já foi superado nos sete primeiros meses de 2025.
Polícia Federal apreende 62 kg de cocaína em contêiner no Porto de Santos.
Sílvio Luiz/A Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos