Acusado de atirar e matar homem em Ribeirão Preto, SP, é absolvido de crime
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Júri decidiu que Jonathan Venâncio Canin não era culpado de homicídio qualificado, mas condenou réu pelo crime de porte ilegal de arma. Jonathan Venâncio Canin é acusado de matar Eder Mendonça Felix, em Ribeirão Preto, SP, em outubro de 2022
Arquivo pessoal
O Tribunal do Júri absolveu Jonathan Venâncio Canin pela morte de Eder Mendonça Felix. O crime aconteceu no dia 12 de outubro de 2022, em Ribeirão Preto (SP), e foi julgado nesta quinta-feira (24), quase três anos depois.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Apesar de ser absolvido do crime de homicídio qualificado, Jonathan foi condenado, por maioria de votos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
De acordo com Rodrigo Marques da Silva, advogado de defesa dele, a pena é de 2 anos e seis meses. O julgamento desta quinta-feira teve dez horas de duração.
Jonathan estava preso na Penitenciária de Pirajuí (SP) desde 2022, mas sempre negou participação no caso.
Homem é julgado por matar motorista em Ribeirão Preto, SP, em 2022
Acidente antes de tiros
Felix foi morto a tiros no cruzamento das ruas Castro Alves e Bartolomeu de Gusmão, na Vila Tibério. Ele tinha acabado de se envolver em um acidente de trânsito, por não respeitar a sinalização de 'pare'.
À época, as investigações apontaram que Felix desceu para conversar com o motorista do carro atingido quando foi surpreendido por um veículo com duas pessoas. Jonathan atirou e o carro fugiu na sequência. Felix morreu no local.
A polícia foi acionada e encontrou o veículo na Avenida Governador Mário Covas. Jonathan foi reconhecido por testemunhas como a pessoa que atirou em Felix e foi preso em flagrante.
No carro utilizado no crime, agentes encontraram uma pistola calibre 9 milímetros e três cápsulas deflagradas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região